Câmara de Murça combate praga que afeta castanheiro

23 Maio 2018

A Câmara municipal de Murça iniciou, hoje, dia 23 de Maio, uma ação de luta biológica contra a vespa-das-galhas-do-castanheiro, praga que afeta a produção de castanha no Concelho.

Esta ação coordenada pelo Presidente da autarquia Mário Artur Lopes e pelo Vice-Presidente António Luís Marques, teve início na Terra Fria de Murça. com a largada do parasitoide, Torymus sinensis, que irá combater a vespa-das-galhas-do-castanheiro, Dryocosmus kuriphilus.
De salientar o esforço financeiro do Município na realização destas largadas, que serão efetuadas noutros Zonas do Concelho onde se verifica a existência de soutos afetados. Esta é uma forma decisiva de apoiar os produtores do concelho.
A Associação Florestal do Vale do Douro Norte e o Gabinete Técnico Florestal trabalharam de forma ativa nesta iniciativa que foi concertada com a REFCAST- Associação Portuguesa da Castanha e com a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte.
A vespa-das-galhas-do-castanheiro, é originária na China e foi identificada pela primeira vez no Concelho de Murça no ano 2017. É uma praga que prejudica a cultura do castanheiro, causando a formação de galhas nos gomos e nas folhas, provocando a diminuição do crescimento dos ramos e impedindo a frutificação, resultando em elevadas perdas de produção de castanha. Em estado muito avançado pode culminar no declínio e morte dos castanheiros.
O combate desta praga consiste em proceder à largada do parasitoide, que se alimentam das larvas. É fundamental faze-lo enquanto as galhas ainda estão muito tenras para que os resultados sejam os mais eficazes. Esta é a única forma de combate eficaz, não causando qualquer impacto em termos ambientais nem na biodiversidade. Porém é importante ressalvar que este parasitoide não irá extinguir a praga, mas sim controlá-la, minimizando os seus efeitos negativos uma vez que se trata de uma luta biológica.