Anibal Augusto Milhais, "um dos maiores heróis da nossa pátria"

08 Abril 2014

Faz hoje, dia 9 de abril, 96 anos que o murcense Aníbal Augusto Milhais integrava o Corpo Expedicionário Português, na I Guerra Mundial.

Chamava-se Aníbal Milhais, mas ficou na memória popular como "Soldado Milhões". Nasceu em Valongo de Milhais, concelho de Murça, e foi agricultor durante toda a vida, à excepção do tempo em que foi soldado à força.

Prestou serviço no Regimento de Bragança e mais tarde no de Chaves. Em 1917, partiu para a frente de combate. Um ano depois, lá estava ele, no meio da batalha de La Lys, no campo de Isberg, cobrindo a retirada dos soldados portugueses e escoceses. Sozinho numa trincheira, Milhais varreu à metralhadora uma coluna de alemães que terão julgado que enfrentavam um regimento inteiro e não apenas um soldado. O gesto de Milhais permitiu aos aliados reagruparem-se 30 quilómetros mais atrás

Milhais, esse, continuou sozinho, a vaguear pelos campos. Quatro dias depois da batalha encontrou um médico escocês que o salvou de morrer afogado num pântano e que deu conta ao exército aliado dos feitos de Aníbal. Chegado ao acampamento, Milhais terá ouvido do seu comandante um elogio que se lhe colou: "Chamas-te Milhais, mas vales milhões!" O feito valeu-lhe a maior distinção do Estado Português: a Ordem da Torre e Espada, entregue no campo de batalha.

Regressado à sua terra e à vida de sempre, acabou por emigrar em 1928 para o Brasil, onde não fez fortuna. Portugueses lá residentes promoveram uma subscrição a seu favor e "Milhões" regressou a Portugal. E voltou à agricultura. Morreu em 1970.