Feira do Azeite e do Vinho de Murça 2014 já tem data marcada

24 Janeiro 2014

O Município de Murça celebra no próximo dia 8 de Maio, 790 anos de autonomia Municipalista (1.ª Foral da Vila de Murça estabelecido a 8 de Maio de 1224). O Feriado Municipal, 8 de Maio, tem sido o mote para a realização da feira de atividades económicas, Feira do Azeite e do Vinho, que se desenvolve em Murça nos inícios de Maio, e que este ano decorre a 10.ª edição, dias 9, 10 e 11 de Maio.

Evento surgido em 2004, dentro do programa da Semana do Município, começou por ser um espaço de exposição de artesanato, etnografia e feira do livro tendo recebido, nos anos seguintes o azeite, o vinho, a doçaria e demais produtos regionais.

Paulatinamente a Feira foi progredindo, deixou a pequena tenda e passou a ocupar um espaço maior, afirmando cada vez mais a vertente comercial.
Segundo o vice-presidente da Câmara de Murça, Raul António Luís, a edição de 2014 “continuará a assegurar os eventos desportivos, recreativos, científicos e culturais, desenvolvendo um espaço alargado e polivalente, pois é nosso objectivo atrair os mais diversos públicos”, numa verdadeira aposta da promoção dos produtos da terra. Para o autarca “também a gastronomia surge como um eixo importante da feira, aliando a comercialização de bons produtos ao saber de os bem confecionar”.

A captação de visitantes no certame de Murça tem vindo a aumentar, resultado da consolidação do certame no calendário regional.

Raúl António Luís garante que “este ano retoma-se a componente técnico e cientifica com a realização das Jornadas agroflorestais que decorrem dia 9 e 10 de Maio numa organização tripartida entre a Câmara Municipal de Murça, a Associação Florestal do Vale do Douro Norte e o Centro de Gestão Agrícola de Murça”.

Por estes e outros motivos, a décima edição promete ser o que sempre foi, ou seja crescer, sustentavelmente.

Pode acompanhar toda a informação deste evento em www.cm-murca.pt.