Sessão Solene Comemorativa do Feriado Municipal de Murça

11 Maio 2015

No passado dia 8 de maio, dia em que se assinalava o Feriado Municipal, o Presidente da Câmara Municipal de Murça, José Maria Costa, presidiu a um dos momentos altos do programa oficial das comemorações evocativas da atribuição da Carta Foral a Murça por D. Sancho II, a Sessão Solene.

A cerimónia que se realizou no Auditório dos Paços do Concelho, contou com a presença do Presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, Manuel Machado, do Presidente da Assembleia Municipal, João Teixeira, dos Vereadores do Município, Raul António Luís, Ana Paula Cruz e Albertino Lousa, e de um conjunto significativo de autarcas da Assembleia Municipal e locais, entidades associativas, civis e militares.

Foi lida na íntegra a Carta Foral, recordando aos presentes a importância deste documento jurídico, autêntico, outorgado por uma identidade legítima e que tinha por fim regular a vida colectiva de uma povoação formada por homens livres. Funcionando ao mesmo tempo como lei escrita e lei orgânica, orientava e regulava a sociedade. Por outro lado, servia também para demarcar os limites territoriais ao mesmo tempo que estabelecia relações económicas e sociais entre as entidades outorgadas e outorgantes, definindo os tributos a pagar pelos primeiros.

Seguiu-se o habitual período de intervenções com o Presidente da Câmara Municipal de Murça, José Maria Costa, a usar da palavra para, fundamentalmente, transmitir o seu estímulo e encorajamento à acção e estratégia de desenvolvimento que têm vindo a ser prosseguidas pelo Executivo Municipal. Também Manuel Machado, Presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, usou da palavra, numa primeira fase da sua intervenção felicitou as personalidades e instituições, sublinhando a relevância dos seus contributos para o engrandecimento do concelho de Murça. Transmitiu, por fim, uma mensagem de confiança e de optimismo para o futuro do concelho de Murça, das suas terras e das suas gentes.