Passar para o Conteúdo Principal Top
Mostrar links rápidos
Câmara Municipal de Murça
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Câmara de Murça reduz dívida total em um milhão de euros

Câmara de Murça reduz dívida total em um milhão de euros
06 Maio 2015

A Câmara Municipal de Murça conseguiu reduzir em 2014 a dívida global em aproximadamente um milhão e cem mil euros, uma diminuição de 11% relativamente ao mesmo período do ano transato. As várias medidas de contenção e uma política de gestão rigorosa adotadas pelo executivo liderado por José Maria Costa, permitiu ainda reduzir em 46% ao montante em excesso, dados reveladores do empenho da atual equipa camarária.

Com este resultado, a dívida total do Município de Murça fica praticamente alinhada com o previsto no Plano de Saneamento Financeiro, ou seja, dos resultados anunciados, à evolução da receita, à evolução da despesa, ao endividamento total, ao limite da dívida total, demonstram, de facto, alinhamento entre a evolução económica e financeira do município e o projetado no referido plano.

Para o ano 2015, o presidente José Maria Costa, continua apostado em manter “o cinto apertado” no que respeita à despesa municipal. No entanto, será dado relevância a aspetos de ordem interna da autarquia, com o desenvolvimento e implementação da contabilidade de custos e outras ferramentas informáticas, tendo em vista melhorar a informação e o serviço público prestado ao cidadão.

Ao nível da interação com a comunidade local, o autarca refere que serão desenvolvidos os procedimentos informáticos de forma a permitir a participação no processo relacionado com o orçamento participativo, a integrar no orçamento municipal para o ano 2016.

No que respeita ao investimento público, José Maria Costa, salienta o forte empenho do executivo na estratégia que culminou com a aprovação recente do PDM – Plano Diretor Municipal, o alargamento para breve da Zona Industrial de Murça, que possibilitará a instalação de novos empresários no concelho e a aquisição do terreno do campo de futebol de S. Tiago, este último já com a escritura pública efetuada e que irá permitir a ampliação do Cemitério Municipal, atualmente no limite da sua capacidade.

O autarca é incansável em referir que o Município de Murça está empenhado na consolidação orçamental e redução do seu passivo de médio e longo prazo, apostando na racionalização da sua despesa corrente. O desenvolvimento de objetivos e políticas permitiram em 2015, desagravar o seu endividamento de forma a possibilitar o enquadramento dentro do limite de endividamento determinado para o corrente ano, deixando de ter endividamento em excesso, é esta uma prioridade do Município a curto prazo.

José Maria Costa, garantiu ainda que estão a ser realizados esforços para que o Município continue a pagar a tempo e horas aos seus fornecedores, sendo atualmente de 90 dias, tal como é estabelecido na Lei dos compromissos e pagamentos em atraso.