Câmara de Murça reduz dívida total em um milhão de euros

06 Maio 2015

A Câmara Municipal de Murça conseguiu reduzir em 2014 a dívida global em aproximadamente um milhão e cem mil euros, uma diminuição de 11% relativamente ao mesmo período do ano transato. As várias medidas de contenção e uma política de gestão rigorosa adotadas pelo executivo liderado por José Maria Costa, permitiu ainda reduzir em 46% ao montante em excesso, dados reveladores do empenho da atual equipa camarária.

Com este resultado, a dívida total do Município de Murça fica praticamente alinhada com o previsto no Plano de Saneamento Financeiro, ou seja, dos resultados anunciados, à evolução da receita, à evolução da despesa, ao endividamento total, ao limite da dívida total, demonstram, de facto, alinhamento entre a evolução económica e financeira do município e o projetado no referido plano.

Para o ano 2015, o presidente José Maria Costa, continua apostado em manter “o cinto apertado” no que respeita à despesa municipal. No entanto, será dado relevância a aspetos de ordem interna da autarquia, com o desenvolvimento e implementação da contabilidade de custos e outras ferramentas informáticas, tendo em vista melhorar a informação e o serviço público prestado ao cidadão.

Ao nível da interação com a comunidade local, o autarca refere que serão desenvolvidos os procedimentos informáticos de forma a permitir a participação no processo relacionado com o orçamento participativo, a integrar no orçamento municipal para o ano 2016.

No que respeita ao investimento público, José Maria Costa, salienta o forte empenho do executivo na estratégia que culminou com a aprovação recente do PDM – Plano Diretor Municipal, o alargamento para breve da Zona Industrial de Murça, que possibilitará a instalação de novos empresários no concelho e a aquisição do terreno do campo de futebol de S. Tiago, este último já com a escritura pública efetuada e que irá permitir a ampliação do Cemitério Municipal, atualmente no limite da sua capacidade.

O autarca é incansável em referir que o Município de Murça está empenhado na consolidação orçamental e redução do seu passivo de médio e longo prazo, apostando na racionalização da sua despesa corrente. O desenvolvimento de objetivos e políticas permitiram em 2015, desagravar o seu endividamento de forma a possibilitar o enquadramento dentro do limite de endividamento determinado para o corrente ano, deixando de ter endividamento em excesso, é esta uma prioridade do Município a curto prazo.

José Maria Costa, garantiu ainda que estão a ser realizados esforços para que o Município continue a pagar a tempo e horas aos seus fornecedores, sendo atualmente de 90 dias, tal como é estabelecido na Lei dos compromissos e pagamentos em atraso.