Concerto do 41.º aniversário do 25 de Abril

28 Abril 2015

A Câmara Municipal de Murça promoveu e organizou no passado dia 25 de abril, com o objetivo de assinalar os 41 anos desta importante data da história de Portugal, um sarau cultural, com a apresentação de um concerto musical. Assim, o Auditório Municipal acolheu um concerto alusivo à liberdade, com a atuação da Tuna Elétrica da Timpeira de Vila Real e a apresentação de poesia transmontana e alto duriense.

A Tuna Eléctrica da Timpeira é o resultado musical de muitos e bons anos vividos na Localidade da Timpeira em Vila Real, numa pequena e velha casa agrícola transformada em "clube musical".

O quinteto constituído por músicos todos amadores e autodidatas, mas com grande experiência musical, apresentaram em Murça temas originais e temas relacionados com o 25 de abril de 1974.

O estilo musical do grupo reflete toda a experiência musical vivida, sem preconceitos, pretensiosismos de estilo ou superoriginalidade: desde o jazz ao clássico ao popular latino, anglosaxónico, passando pela balada canção.

A data histórica em que valorosos militares depuseram uma das ditaduras mais longas da Europa, devolvendo ao povo português a liberdade. Durante o espetáculo musical, foi lembrado aos presentes os 40 anos das primeiras eleições livres e a formação da Assembleia Constituinte.