Município de Murça promoveu primeira sessão da Assembleia Jovem

25 Abril 2015

Realizou-se na passada sexta-feira, 24 de abril, a primeira sessão da Assembleia Jovem. Este projeto inédito da Câmara Municipal de Murça, possibilitou aos jovens naturais e residentes em idade escolar, questionar o presidente da Câmara sobre a ação municipal.

Este inédito fórum Jovem, contou com a presença de 24 jovens eleitos entre pares, representando as comunidades educativas da Escola Profissional de Murça e do Agrupamento de Escolas de Murça.

Para além de uma ação pedagógica sobre o funcionamento das instituições democráticas do pode local, esta assembleia pretendeu ainda proporcionar aos jovens estudantes a oportunidade de sugerir, questionar, recomendar ou simplesmente comentar os seus pontos de vista ao presidente da Câmara de Murça, José Maria Costa, que prontamente e em jeito de discurso direto se disponibilizou a responder aos jovens deputados.

Para José Maria Costa, a realização desta assembleia “teve por objetivo facultar aos mais jovens a oportunidade de debaterem alguns problemas que afetam a sua vida quotidiana, inseridos num contexto democrático, apenas possibilitado pelo 25 de Abril de 1974, cuja história e importância é ainda pouco conhecida por muitos deles.”

Segundo o autarca “este projeto tem como objetivo motivar os jovens para o exercício de uma cidadania ativa e responsável que passa por valorizar a sua participação informada, na defesa dos seus direitos e na assunção dos seus deveres de cidadão, preparando-os para o debate de ideias e estimulando o diálogo entre pares. Por outro lado, pretende-se ouvir os jovens, estimulando a sua participação cívica na definição de políticas municipais mais diretamente relacionadas com as áreas da juventude, promovendo a aproximação dos jovens aos eleitos locais”, finalizou.

Os assuntos abordados focaram sobre a educação, juventude, desporto, sociedade, cultura, ambiente, requalificação e qualidade de vida.

No final da sessão com a duração aproximada de duas horas, os jovens manifestaram junto do autarca, vontade de esta iniciativa se repetir já no próximo ano, um desafio aceite por José Maria Costa.

Para além do presidente da edilidade, marcaram presença nesta iniciativa, o presidente da Assembleia Municipal, João Teixeira, o vice-presidente da Câmara, Raul António Luís e os vereadores Ana Paula Cruz e Albertino Lousa.

Este fórum jovem integrado nas comemorações dos 41 anos do 25 de abril, resultou ainda de uma recomendação elaborada pelo Conselho Municipal da Juventude de Murça.