Murça e os 41 anos do 25 de abril

19 Abril 2015

O Município de Murça celebra os 41 anos do 25 de abril com um vasto programa cultural mas essencialmente pedagógico.

As celebrações iniciam-se a 24 de abril com a inauguração da exposição “Ilustrações e Cravos”. Trata-se do resultado final de um processo criativo desenvolvido pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Murça. Para aproximar a cultura e a arte do público os trabalhos estarão patentes na loja do Cidadão de Murça.

Durante a tarde realiza-se no Auditório da Câmara Municipal uma inédita Assembleia Jovem, com a presença de 24 jovens eleitos entre pares, representando as comunidades educativas da Escola Profissional de Murça e do Agrupamento de Escolas de Murça, para além de uma ação pedagógica sobre o funcionamento das instituições democráticas do pode local, esta assembleia pretende proporcionar aos jovens estudantes a oportunidade de sugerir, questionar, recomendar ou simplesmente comentar uma situação ao presidente da Câmara, que se disponibiliza a responder. Este fórum jovem é resultado de uma recomendação do Conselho Municipal da Juventude de Murça.

Pelas 21:30h realiza-se uma tertúlia sobre a revolução dos cravos com a presença dos capitães de abril, Coronel Nóbrega Pizarro e Coronel Amado Pereira e ainda do Prof. Universitário José Bianchi, que esteve envolvido da organização do 1.º de Maio em Vila Real de 1974. Será uma oportunidade de ouvir na primeira pessoa versões, acontecimentos e particularidade do 25 de abril, essencialmente no nosso distrito.

As celebrações concluem-se na noite de 25 de abril, um sarau cultural no auditório Municipal de Murça, com a atuação da Tuna Elétrica da Timpeira, que homenageará os poetas e artistas da nossa região dum concerto intitulado vozes, palavras e cantigas de Trás-os-Montes e Douro.

Este concerto terá, ainda, uma ação solidaria com o bilhete de 2.5€ a reverter para a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Murça.