Adega de Murça festejou meio século de existência

21 Novembro 2013

O auditório do Centro Cultural de Murça foi o palco das comemorações das “bodas de ouro” da Adega Cooperativa de Murça. Em fase de recuperação financeira, a instituição quer continuar a trilhar o caminho encetado há alguns anos e afirmar a cooperativa como uma referência no setor vitivinícola nacional.

Foi na presença do secretário de Estado da Agricultura, Diogo Albuquerque, que o presidente da Direção da Adega Cooperativa, António Ribeiro, deu a conhecer que a ameaça de falência e um passivo de 10 milhões de euros herdado, hoje está reduzido a 1,5 milhões. Sinais positivos que o membro do Governo elogiou como sendo um exemplo nacional.

António Ribeiro lembrou que a eficácia da gestão tem assentado na determinação e na dedicação, considerando os associados da adega os grandes protagonistas que contribuíram para a recuperação financeira, para uma nova imagem da adega e a qualidade dos seus vinhos.

O presidente da Câmara Municipal de Murça, professor José Maria Costa, aproveitou a presença do membro do Governo para chamar a atenção sobre alguns problemas que preocupam os autarcas da região, como a ameaça de encerramento dos serviços de finanças, dos tribunais e da Direcção Regional de Agricultura. José Maria Costa referiu ainda algumas medidas que são necessárias para o sector vitivinícola. "Os lavradores são os povoadores dos territórios que evitam a desertificação e o abandono das terras".

José Diogo Albuquerque encerrou a cerimónia e avançou com algumas novidades, assegurando que o sector do vinho dá mil milhões de euros por ano a Portugal e mais de 40 por cento de exportação deriva da região do Douro.