Passar para o Conteúdo Principal Top
Mostrar links rápidos
Câmara Municipal de Murça
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Adega de Murça festejou meio século de existência

Adega de Murça festejou meio século de existência
21 Novembro 2013

O auditório do Centro Cultural de Murça foi o palco das comemorações das “bodas de ouro” da Adega Cooperativa de Murça. Em fase de recuperação financeira, a instituição quer continuar a trilhar o caminho encetado há alguns anos e afirmar a cooperativa como uma referência no setor vitivinícola nacional.

Foi na presença do secretário de Estado da Agricultura, Diogo Albuquerque, que o presidente da Direção da Adega Cooperativa, António Ribeiro, deu a conhecer que a ameaça de falência e um passivo de 10 milhões de euros herdado, hoje está reduzido a 1,5 milhões. Sinais positivos que o membro do Governo elogiou como sendo um exemplo nacional.

António Ribeiro lembrou que a eficácia da gestão tem assentado na determinação e na dedicação, considerando os associados da adega os grandes protagonistas que contribuíram para a recuperação financeira, para uma nova imagem da adega e a qualidade dos seus vinhos.

O presidente da Câmara Municipal de Murça, professor José Maria Costa, aproveitou a presença do membro do Governo para chamar a atenção sobre alguns problemas que preocupam os autarcas da região, como a ameaça de encerramento dos serviços de finanças, dos tribunais e da Direcção Regional de Agricultura. José Maria Costa referiu ainda algumas medidas que são necessárias para o sector vitivinícola. "Os lavradores são os povoadores dos territórios que evitam a desertificação e o abandono das terras".

José Diogo Albuquerque encerrou a cerimónia e avançou com algumas novidades, assegurando que o sector do vinho dá mil milhões de euros por ano a Portugal e mais de 40 por cento de exportação deriva da região do Douro.