Murça com maior peso de técnicos especializados e pequenos proprietários

14 Janeiro 2015

Dados da Marktest, disponíveis na sua aplicação Municípios Online, mostram que os concelhos de Murça, Monforte e Montalegre são os que apresentam maior peso de técnicos especializados ou pequenos proprietários entre os seus residentes.

Os dados disponíveis na aplicação web da Marktest, Municípios Online, relativos à percentagem de indivíduos que exercem uma ocupação como técnicos especializados ou pequenos proprietários, colocam os concelhos de Murça, Monforte e Montalegre no topo da lista do total de concelhos do Continente. Nestes concelhos, pelo menos um em cada dez residentes tem esta ocupação.

Pelo contrário, em concelhos como Mação, Castanheira de Pêra, Manteigas, Castro Marim e Gavião o peso destes profissionais não chega a representar 2% dos seus efetivos empregados.

Isto mesmo pode ser confirmado pela análise do gráfico seguinte, que mostra o posicionamento dos concelhos do Continente face a 3 variáveis: o peso dos técnicos especializados e pequenos proprietários (eixo horizontal), o índice de poder de compra (eixo vertical) e a população residente (dimensão dos círculos). As cores dos círculos representam as regiões Marktest a que pertencem os concelhos. Clicando na legenda podem retirar-se ou adicionar-se regiões.