Passar para o Conteúdo Principal Top
Mostrar links rápidos
Câmara Municipal de Murça
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Conselho Municipal da Juventude já está em funcionamento

Conselho Municipal da Juventude já está em funcionamento
13 Janeiro 2015

A Câmara Municipal de Murça, após a aprovação pelos órgãos locais criou o Conselho Municipal da Juventude e realizou a 1.ª reunião em 8 de Janeiro de 2015.

Os Conselhos Municipais da Juventude são constituídos pelas estruturas políticas com assento parlamentar no município, as Associações de Estudantes e Associações inscritas no Registo Nacional de Associações Juvenis.

Na primeira reunião do CMJ Murça foi aprovada uma proposta, com vista a tornar o órgão mais representativo do Município e da Juventude, de convidar para observadores permanentes algumas associações e instituições, que não podendo ser membros segundo o enquadramento legal, podem participar nas reuniões.

Foi entendimento e unanimemente deliberado em serem convidados a participar nas reuniões como observadores permanentes, a comissão de alunos da Escola Profissional de Murça, o Agrupamento de Escuteiros de Murça, o Clube de Montanha, o Centro Cultural de Noura e a Banda Marcial de Murça.

Foi ainda discutido e aconselhada a CM Murça, a desenvolver ações de sensibilização e de voluntariado ambiental, com vista à limpeza de espaços naturais, bem como promover cursos de suporte básico de vida, ambas as ações devem decorrer em parceria com instituições e associações locais, com vista a fomentar a partilha de recursos e de experiências.

Decidiu-se que a CMM deve desenvolver uma atividade com vista a implementar uma assembleia ou parlamento jovem em articulação com as instituições de ensino, durante o ano de 2015.

O Presidente da Câmara, José Maria Costa, solicitou algumas sugestões para a organização do dia mundial da juventude, que decorrerá a 12 de Agosto.

José Maria Costa considera ainda que este órgão pode ser um local privilegiado de diálogo e de discussão em torno de várias problemáticas que afetam a juventude, desejando que o mesmo posso ter muita vitalidade e interesse para a juventude do Concelho de Murça.

A criação dos Conselhos Municipais da Juventude decorre da Lei n.º 8/2009 de 18 de Fevereiro, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 6/2012 de 10 de Fevereiro que estabelecem obrigatoriedade da sua criação às autarquias.