Murça reclamou por uma justiça de proximidade na Assembleia da República

28 Julho 2014

Na passada terça-feira, dia 15 de julho, milhares de pessoas manifestaram-se contra a reorganização do mapa judiciário proposto pelo Governo, junto à Assembleia da República.

A Câmara Municipal de Murça cedeu transporte a um grupo de murcenses que incluiu os Vereadores, membros da assembleia Municipal, presidentes de Juntas de Freguesia e ainda um grupo de advogados locais, tendo também participado nesta manifestação o presidente da Câmara Municipal de Murça, José Maria Costa que, juntos contestaram os critérios para o encerramento do Tribunal Judicial de Murça.

A classe dos advogados fez-se representar de toga, com balões negros e em grande número, na manifestação de desagrado e indignação, queixando-se que o critério para o encerramento de tribunais está mal desenhado e que os dados são, em alguns casos, obscuros.

José Maria Costa, presidente da Câmara de Murça, reiterou que o encerramento do Tribunal Judicial “não irá favorecer ninguém" antecipando grandes dificuldades na deslocação dos munícipes devido à falta de transportes públicos.

A reorganização do mapa judiciário deverá entrar em vigor a partir de 1 de Setembro, sendo encerrados 47 tribunais em todo o país, entre os quais 27 passarão a ser balcões de apoio. No caso de Murça, os processos vão transitar para outras comarcas, como a de Alijó, Vila Real ou Chaves.