“Piknikão” do "Tio João" juntou em Murça centenas de pessoas

Imagem20
Imagem21
08 Junho 2014

Mais de mil pessoas estiveram ontem reunidas em Murça no 25.º “Piknikão” do “Tio João”, um programa de rádio que após dois meses sem ir para o ar devido ao encerramento da rádio onde era emitido, faz parte há cerca de um ano da programação da Rádio Brigantia, e que, segundo o “Tio João” tem vindo a aumentar o número de participações em directo.

Este é um encontro anual que reúne a “familiazinha”, assim apelidado o grupo de simpatizantes do “Tio João”. Distribuem abraços, beijos, partilham o farnel e conhecem as caras que dão voz diariamente ao programa de rádio mais ouvido na região transmontana.

Manuel Teixeira, mora em Montesinho, no concelho de Bragança. Afirma que o programa ajuda a combater a solidão e a promover a solidariedade entre os ouvintes.

“Há muita gente idosa a viver na solidão e que está à espera da hora do programa para passar um bocadinho de tempo a falar e ouvir outras pessoas. Ajudam-se uns aos outros se alguém tem dificuldades unem-se logo… è uma coisa muito boa para as pessoas conviverem”, considera.Um programa que não é só do tio João mas de todos os que ouvem e participam.

“O tio João não sou eu. Eu dou a cara à figura do tio João mas o tio João são todos aqueles tios e tias, primos e primas que de diversos concelhos e distritos vêm até aqui, estão à espera do “Piknikão” porque é a festa do amor e da amizade”, refere Nicolau Sernadela, o locutor que veste a pele de “Tio João” há mais de 25 anos.

Após 25 anos, o “Piknikão” continua a aproximar centenas de pessoas que se conhecem através de um programa de rádio, onde a personagem principal é o “Tio João”.

Para José Maria Costa, presidente da Câmara Municipal de Murça "foi com muita satisfação que o Município de Murça recebeu esta grande iniciativa num domingo de festa em família".