Passar para o Conteúdo Principal Top
Mostrar links rápidos
Câmara Municipal de Murça
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Câmara vai reativar equipa de Sapadores Florestais

Câmara vai reativar equipa de Sapadores Florestais
04 Junho 2014

A Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de Murça reuniu no passado dia 30 de maio, para a aprovação do Plano Operacional Municipal (POM) do Concelho de Murça para 2014, apresentado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, através do Gabinete Técnico Florestal do Município.

O POM integra o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, na sua vertente operacional, em particular nas ações de vigilância, deteção, fiscalização, 1ª intervenção, combate, rescaldo e vigilância pós-incêndio.

Inclui o levantamento dos meios e recursos, dispositivo operacional e cartografia de apoio à decisão.

Os documentos aprovados visam reduzir a incidência dos incêndios florestais no concelho, melhoria da eficácia do ataque e gestão dos incêndios e aumentar a resiliência do território aos incêndios florestais.

Nesta reunião foi ainda aprovada a rede primária e um plano de fogo controlado. A Câmara Municipal de Murça anunciou ainda que vai reactivar o grupo de Sapadores Florestais e está neste momento a procurar obter apoio financeiro através de uma candidatura para o efeito. Durante a fase Charlie a autarquia vai dispensar ainda o adjunto de comando, de modo a este estar completamente disponível para ajudar no comando de possíveis intervenções por parte dos Bombeiros Voluntários de Murça.

O Município da Murça alerta os munícipes para a obrigatoriedade de procederem à limpeza da vegetação no terreno envolvente às suas habitações e para o respeito pelas medidas de segurança na realização de queimas de sobrantes agroflorestais, tendo em atenção a aproximação da época crítica de incêndios florestais.

Preservar a nossa floresta e defendê-la dos incêndios florestais é um desígnio da responsabilidade de todos.

Para mais esclarecimentos, os interessados poderão deslocar-se ao Gabinete Técnico Florestal do Município.