Câmara vai reativar equipa de Sapadores Florestais

04 Junho 2014

A Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de Murça reuniu no passado dia 30 de maio, para a aprovação do Plano Operacional Municipal (POM) do Concelho de Murça para 2014, apresentado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, através do Gabinete Técnico Florestal do Município.

O POM integra o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, na sua vertente operacional, em particular nas ações de vigilância, deteção, fiscalização, 1ª intervenção, combate, rescaldo e vigilância pós-incêndio.

Inclui o levantamento dos meios e recursos, dispositivo operacional e cartografia de apoio à decisão.

Os documentos aprovados visam reduzir a incidência dos incêndios florestais no concelho, melhoria da eficácia do ataque e gestão dos incêndios e aumentar a resiliência do território aos incêndios florestais.

Nesta reunião foi ainda aprovada a rede primária e um plano de fogo controlado. A Câmara Municipal de Murça anunciou ainda que vai reactivar o grupo de Sapadores Florestais e está neste momento a procurar obter apoio financeiro através de uma candidatura para o efeito. Durante a fase Charlie a autarquia vai dispensar ainda o adjunto de comando, de modo a este estar completamente disponível para ajudar no comando de possíveis intervenções por parte dos Bombeiros Voluntários de Murça.

O Município da Murça alerta os munícipes para a obrigatoriedade de procederem à limpeza da vegetação no terreno envolvente às suas habitações e para o respeito pelas medidas de segurança na realização de queimas de sobrantes agroflorestais, tendo em atenção a aproximação da época crítica de incêndios florestais.

Preservar a nossa floresta e defendê-la dos incêndios florestais é um desígnio da responsabilidade de todos.

Para mais esclarecimentos, os interessados poderão deslocar-se ao Gabinete Técnico Florestal do Município.