Aviso (Covid-19): Portugal entra amanhã na Fase de Mitigação

25 Março 2020

Portugal entra amanhã, 26 de março às 00h00 na fase de mitigação da doença.

Nesta fase as cadeias de transmissão estão estabelecidas no país, tratando-se de uma situação de epidemia ativa.

Esta fase corresponde ao nível de alerta e resposta mais elevado, sendo esta a fase mais grave de contágio.

As medidas de contenção passam a ser insuficientes a resposta é focada na mitigação dos efeitos do covid-19 e na diminuição da sua propagação, de forma a minimizar a morbimortalidade — a relação entre o número mortes provocadas pela doença, num determinado local e período de tempo — e/ou até o surgimento de uma vacina ou novo tratamento eficaz.

Vai haver uma mudança de paradigma assistencial

• Todos os hospitais do SNS são chamados a dar resposta,
  • Os hospitais do sector privado e social são envolvidos na fase de diagnóstico e na gestão de casos
  • O isolamento de doentes possa ser feito em casa
  • O uso de máscara possa ser recomendado para pessoas com “susceptibilidade acrescida” em contextos de grandes aglomerados ou nos serviços de saúde.