Murça é o segundo município mais atrativo do distrito de Vila Real para comprar casa

02 Dezembro 2019

Numa altura em que o mercado do crédito habitação e o setor imobiliário estão muito dinâmicos, a plataforma ComparaJá.pt analisou os custos de comprar casa nos diferentes municípios do Distrito de Vila Real no sentido de apurar, de acordo com os rendimentos e preço por m2 médios, quão difícil é concretizar o sonho de ter habitação própria para as famílias da região e o Município de Murça surge na segunda posição como mais atrativo.

Para a elaboração desta análise, o portal sem custos que simula diversos produtos bancários e pacotes de telecomunicações, procurou analisar qual o prazo mínimo de um empréstimo para comprar uma casa com 120m2 em cada município, tendo em consideração uma taxa de esforço mensal de 33%.

O ComparaJá.pt resumiu os dados apurados para o Distrito de Vila Real na tabela que se segue. Por oferecer um preço por m2 muito competitivo, Murça é o segundo concelho onde o preço dos imóveis é mais atrativo.

Segundo este estudo, em média são necessários pelo menos 19 anos para que seja possível concretizar o objetivo de ter uma habitação própria, calculo obtido com base nos rendimentos e preços médios por m2, apurando quanto tempo um agregado familiar necessita pagar para amortizar o seu imóvel.

O estudo foi baseado numa estimativa de crédito de 52.356 com uma entrada inicial de 13.089, com o valor de taxa de esforço por casal de 33%. Os valores são ilustrativos, é fundamental que cada família faça individualmente o cálculo da sua taxa de esforço específica.

Imagem1

Critérios de análise:

• Crédito à Habitação: Foi tido em conta um valor de financiamento (Loan-to-Value) de 80% do valor de aquisição e uma TAEG de 2,9%. Os valores são meramente indicativos, devendo os consumidores simular condições ajustadas ao seu caso específico de acordo com o seu perfil e necessidades.
  • Salário Médio: Os dados relativos ao valor do salário médio bruto foram retirados da PORDATA (“Ganho médio mensal dos trabalhadores por conta de outrem” – 2016). Para a obtenção do salário líquido a valores atuais foi utilizada a calculadora da consultora PwC, tendo sido posteriormente acrescida a estes valores a taxa de evolução média do salário líquido em Portugal de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística para o período entre 2016 e 2018.
  • Preço do m² por município: No que respeita ao preço do m² em cada um dos municípios teve-se em conta uma média ponderada dos dados dos principais portais imobiliários online - Casa SAPO, Idealista e Imovirtual - relativos aos últimos 12 meses para imóveis de tipologia T2 e T3 (Novos, Remodelados e Usados em bom estado de conservação) publicados quer por particulares quer por profissionais.