Vila acolheu Encontro Regional de jogos populares

21jogos
jogos
27 Setembro 2019

A Delegação de Vila Real da Fundação INATEL escolheu Murça, para realizar a terceira edição dos Encontros de Jogos Populares, numa parceria com o município local.

Durante este dia, o Parque Urbano foi o palco de muita diversão, com o objetivo de reavivar as tradições ancestrais da região.

Os participantes e membros organizadores foram recebidos logo pela manhã, nos Paços do Concelho numa sessão de boas-vindas, presenteada pela mão do vice-presidente da Câmara Municipal, António Marques, e da vereadora, Vilma Pereira. Depois deste gesto de bem receber, os concorrentes tiveram a oportunidade de uma visita guiada ao Centro Histórico de Murça. Foi possível dar a conhecer alguns dos bons motivos de vir até esta vila, uma das mais antigas de Portugal. Após o almoço tradicional, deu-se início ao III Encontro de Jogos Populares, entre os Centros de Cultura e Desporto (CCDs) presentes, dos distritos de Aveiro, Bragança, Porto e Vila Real, e a população que se quis associar aos jogos, tais como gincana de lambretas, jogo do chino, jogo do sapo, jogo da panela suspensa, jogo das badaladas, jogo da perna atada e jogo das andas.

Este encontro permitiu aos Centros de Cultura e Desporto (CCDs) presentes, trazer até Murça os jogos populares mais representativos da área geográfica de onde são provenientes. A par disso, esta é uma bela forma de manter viva a tradição e a cultura popular.