Passar para o Conteúdo Principal Top
Mostrar links rápidos
Câmara Municipal de Murça
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Património Natural

imagem

São terras de grandes contrastes e maiores aconchegos as vilas e aldeias transmontanas – Verões escaldantes e Invernos gelados -, agrestes e revestidas de enormes e naturais formas graníticas, à superfície dos montes, olhando os muros de xisto que descem até ao vale em escadarias de uvas cálidas, tantas vezes bordejadas de oliveiras pacientes e intercaladas por campos de trigo e amendoeiras em flor.

Quando pensamos na terra quente de Trás-os-Montes, sentimos o aroma seco que evola de entre as montanhas e nas planícies onde se estendem os olivais da Rota de Azeite. Quando a isto associamos a paisagem vinhateira do Alto Douro, lembramo-nos das terras de transição – das cidades, das vilas e das aldeias que de um lado olham o Douro para onde escorre o mosto do mundo e de outro se resguardam nas sombras das oliveiras onde nasce o azeite cor de ouro.

Ou onde, ainda, se impõe a floresta verde e granítica da Serra da Garraia ou do Parque Florestal de Mascanho, salpicados aqui e ali perto soutos de castanheiros com os de Jou e de Vilares.