Passar para o Conteúdo Principal Top
Mostrar links rápidos
Câmara Municipal de Murça
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Fogo Controlado

imagem

"O fogo é um bom criado mas um mau patrão". Este ancestral provérbio finlandês exprime bem a dualidade da relação do Homem com o fogo – uma útil ferramenta ou um agente de catástrofe.
 
O Fogo controlado é uma importante ferramenta da Silvicultura Preventiva, que consiste no uso do fogo sob condições, normas e procedimentos previamente definidos no Plano de Fogo Controlado.
 
Esta ferramenta permite a menores custos, em comparação com as outras técnicas de gestão da vegetação, alcançar diversos objectivos: silvícolas, silvopastoris, cinegéticos e ecológicos. Surge com relevante importância para a prevenção de incêndios, diminuindo a área percorrida anualmente por estes com a manutenção de cargas de combustíveis florestais abaixo de níveis críticos. A utilização desta técnica de gestão de combustíveis é executada sob responsabilidade de um técnico credenciado reconhecido pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas.
 
Prevenir os incêndios ou evitar a sua progressão para mancha florestal ordenada e proteger os aglomerados populacionais é um dos objetivos do PMDFCI e da Câmara Municipal de Murça e através do Gabinete Técnico Florestal o município está a realizar um projeto de fogo controlado em parceria com o ICNF, numa primeira fase este projeto incide nas freguesias de Valongo de Milhais e União de Freguesia de Noura e Palheiros, devido ao risco de incêndio ser maior nestas freguesias, numa segunda fase este projeto englobará todas as freguesias do concelho.