Passar para o Conteúdo Principal Top
Mostrar links rápidos
Câmara Municipal de Murça
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Apresentação

A Biblioteca Municipal de Murça inaugurada no dia 16 de Setembro de 2005 por S. Exa., a Sr.ª Ministra da Cultura, Professora Doutora Isabel Pires de Lima, integra-se na Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.

Trata-se de um edifício com uma área bruta de mais de 800m2, tipo BM1, concebido para servir a população de um concelho com menos de 20.000 habitantes. Construído de raiz, ao abrigo de um Contrato-Programa entre o IPLB e o Município (celebrado em 2002), cujo investimento total foi de 897 mil e 784 euros, foi comparticipado pelo IPLB em 50% (estudos, obra de construção civil, aquisição de equipamento e mobiliário, de fundos documentais e de equipamento informático).

A B.M.M. constitui um serviço de Documentação e Informação que tem por finalidade facilitar o acesso à cultura, à informação, à educação e ao lazer, contribuindo assim para elevar o nível cultural e a qualidade de vida dos cidadãos. A Biblioteca Municipal, como equipamento cultural que é, tem como principais objectivos:

  • Estimular o gosto pela leitura e a compreensão do mundo em que vivemos;
  • Criar condições para a fruição da criação literária, científica e artística, proporcionando o desenvolvimento da capacidade crítica do indivíduo;
  • Conservar, valorizar, promover e difundir o património escrito, em especial o respeitante ao fundo local, contribuindo para reforçar a identidade cultural da região;
  • Difundir e facilitar documentação e informação útil e actualizada, em diversos suportes, relativa aos vários domínios de actividade, satisfazendo as necessidades do cidadão e dos diferentes grupos sociais.